Quem Somos e História

Conheça a Associação Humanitária e Social da Casa do Povo de Barril de Alva e sua história

A servir
desde 1993

A Associação Humanitária e Social da Casa do Povo de Barril de Alva presta, desde 1993, um serviço social de excelência às populações de Barril de Alva e arredores, sendo desde 1996 uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social).

A liderança local na protecção e assistência à saúde de quem mais necessita.

A Associação Humanitária e Social da Casa do Povo de Barril de Alva, constituída por escritura pública de 16 Dezembro de 1993, no cartório notarial de Arganil, cuja finalidade tinha como principal objectivo, substituir a Casa do Povo que durante muitos anos prestou um trabalho extraordinário ao sector primário, conseguindo esta estrutura um trabalho social e de protecção e assistência à saúde a todos aqueles que trabalhavam na agricultura.

Com a mudança da estrutura politica de então “Estado novo” para uma nova politica democrática, as Casas do Povo, nos princípios da década de 1990 foram destituídas ou extintas, dando lugar a novas estruturas de carácter social e de solidariedade.

As casas do povo foram criadas pelo Decreto-Lei n.º 23 051 de 23 de setembro de 1933. Cada casa do povo era um organismo de cooperação social, dotado de personalidade jurídica, destinando-se a colaborar no desenvolvimento económico-social e cultural das comunidades locais, bem como a assegurar a representação profissional e a defesa dos legítimos interesses dos trabalhadores agrícolas. As casas do povo assumiram, também, a função de realizar a previdência social de todos os residentes na sua área de atuação.

Foi assim que, um grupo de pessoas, encabeçado por Rogério da Costa Leal deu inicio ao processo da constituição da Associação Humanitária Social Casa do Povo Barril de Alva e, seguidamente da criação da I.P.S.S. com vista a criação do Centro de Dia.

Centro de Dia de Barril de Alva - Associação Humanitária e Social da Casa do Povo de Barril de Alva IPSS